Credibilidade nas redes sociais?

shutterstock_102245737_copy (1)Qualquer comunicador, por mais iniciante que seja, sabe quão importante é a credibilidade. Comunicar algo e ter um público que receba a informação como fidedigna é algo que se anseia e se batalha muito para acontecer no meio jornalístico e nos processos de formação.

De fato, se espera que, na medida em que, o “seu espaço” de comunicação torna-se visível, ele conquiste a aceitabilidade por disponibilizar informações factuais ponderadas e sólidas. Mas nem sempre o que se disponibiliza nas redes sociais é visto como “seguro” e, desta forma, aceito.
Essa é a constatação que o European Journalism Observatory chegou no artigo “The Price of Credibility“. Destacou-se no artigo, que diversas empresas estão “mergulhando de cabeça” na idéia de fazer marketing nas redes sociais, mas descobriram que os possíveis consumidores sentem receio e, normalmente, não abrem os anúncios por temerem tratar-se de vírus ou assemelhados. Essa constatação foi o resultado da pesquisa realizada por Louise Kelly, Gayle Kerr e Judy Drennan da Queensland University of Technology e publicada no Journal of Interactive Advertising.
Esse estudo pode indicar uma sobrevida aos meios tradicionais e as suas fontes de manutenção, mas revela mais. Mostra que precisamos avançar muito se desejamos que esses espaços sejam consolidados. Não é de hoje que escrevo e defendo o uso educacional das redes sociais, mas convenhamos, alguns colegas a utilizam ainda de forma muito precária e com triviliadades. Daí, seus alunos o fazem da mesma forma e, temos um círculo vicioso: o da falta de assunto que faça valer a pena o tempo à frente da tela.
Anúncios

Um pensamento sobre “Credibilidade nas redes sociais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s